terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ação “Alimente-se Bem” é sucesso na rua do comércio de Bebedouro

A ação “Alimente-se Bem” promovida pela Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), em parceria com o curso de Nutrição da Unifafibe, aconteceu na manhã de sábado (26), na rua Coronel João Manoel, das 8h às 13h em Bebedouro.
Alunos do curso de nutrição supervisionados pela Prof.ª Drª. Rita de Cássia Garcia Pereira realizaram entrevistas, por meio, de um questionário: “Como está a sua alimentação”?

Perguntas sobre a quantidade de frutas, verduras, legumes, doces, dentre outros alimentos constavam na ficha de perguntas, em seguida, o entrevistado se dirigia à Pirâmide Alimentar, onde recebia orientações dos alunos sobre os conceitos de uma alimentação saudável, baseados no questionário individual. 
  
 
Após a análise, a Coaf distribuiu suco de laranja 100% natural (tipo sachê), um mix salada de frutas, e ainda elaborou um informativo apontando os benefícios do consumo de frutas e legumes variados.

Para Mariana Cordeiro, engenheira de alimentos da Coaf e presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Bebedouro, a ação teve como objetivo alertar a população sobre os perigos de uma má alimentação, “a variedade de alimentos vindos do campo é muito rica, por isso, a ingestão de legumes, verduras e frutas é essencial para uma vida saudável”, afirma.

Para a coordenadora do curso de nutrição da Unifafibe, a pirâmide serve de modelo para apresentar uma possível reeducação alimentar, “as ações promovidas pelos nossos alunos apresentam excelentes resultados, além do formulário existe uma imensidão de dúvidas e perguntas apresentadas pelos entrevistados, cada vez mais as pessoas veem a necessidade de uma alimentação responsável”, ressalta Rita.

Saúde no esporte
Com a missão de atrair o público, a Coaf convidou o grupo de capoeira Moriá Brasil, com a roda formada, centenas de pessoas aplaudiram a apresentação que durou cerca de 40 minutos.

Agora, a Coaf já está projetando uma nova ação com objetivo de atuar nos bairros da cidade, dicas de uma boa alimentação, aproveitamento das cascas de frutas, verduras e receitas rápidas também farão parte do projeto. O próximo bairro a receber a ação, “Alimente-se bem”, ainda será definido, já a parceria com a Unifafibe é algo que deverá continuar. 


Parceria saudável – Alunos do curso de nutrição da Unifafibe realizam orientação alimentar durante ação Alimente-se Bem.  


O que você come? – População se atenta nos perigos na má alimentação 


Entra na Roda – Grupo de Capoeira, Moriá Brasil participa de ação alimentar na rua do comércio de Bebedouro.